13 de fevereiro de 2010

U.R.A. MX Track

Distante vai o tempo em que nos arredores de Lisboa se inaugurou uma pista de motocross.

Dia de festa, com petiscada a condizer, contou com a realização de uma prova de inauguração organizada pelos incansáveis elementos da União Recreativa da A-da-Beja.

Pirataria à moda antiga, Sachs, Zundapp's e outras que tais com preparação caseira fizeram a delicia do muito público presente. Não importa quem ganhou ou quem tinha a melhor máquina, o importante foi mesmo a participação. O mote estava dado, começou a ser local de treino e de concentração do pessoal do motocross da zona de Lisboa.

A certa altura passou a ser a pista de treinos de um piloto do nacional, que a remodelou e aumentou de acordo com as suas necessidades.
Depois disso, vários foram os pilotos que por lá treinaram, inclusivé alguns campeões nacionais. Luis Serra e António Oliveira são exemplo disso. Ambos deliciavam o pessoal que assitia aos treinos, "Esgravulha" espalhava o terror com a sua CR 500, e ficou famoso pelo desgaste que a brutal quinhentola causava na pista, Luis Serra por sua vez, impressionava pela sua rapidez e pelos whips (novidade na altura) que efectuava no salto mesa da meta.

Para além das motas, a pista também era frequentada pelo pessoal das BMX's que aproveitavam o intervalo dos treinos das motas, para aperfeiçoar as suas manobras. Ali se ensaiaram muitos 360º, tailwhips, barspins e outras manobras da época, muitas saíam bem, outras nem por isso. Tudo isto, muito antes do Portugal Radical e do Extreme Sports Channel, outros tempos.

A pista essa, após tantos anos, inexplicavelmente, teima em resistir aos olhos dos Satélites...

1 comentário:

xaimite disse...

Belos tempos que se passou nessa pista, muita risada e muita picardaria :) o Quadro do RP nem aguentou um dia....... lolaola