Segundo o site oficial do MOTO GP, a Lambretta após quase 60 anos da sua última participação em uma prova do campeonato do mundo de velocidade, vai regressar à competição em 2010 participando na categoria de 125 cc com a Lambretta Reparto Corse.
Com o departamento de competição instalado nas oficinas da Engines Engineering's em Bolonha, Itália, a Lambretta Reparto Corse tem como director desportivo Nicola Casadei, ao passo que Giancarlo Cecchini será o responsável pelo desenvolvimento do motor de vávula rotativa. A nível de pilotos, Marco Ravaioli já foi confirmado, enquanto o segundo piloto vai ser anunciado brevemente.
A Lambretta é uma das lendárias marcas de scooters, e apesar de estar inactiva desde 1970, tem previsto para este ano o lançamento e comercialização de novos modelos. O seu envolvimento na competição tem como objectivo o não só a publicidade do nome Lambretta, como também aproveitar a experiência para desenvolver e aperfeiçoar os modelos de estrada.
A Lambretta tem um passado ligado à competição e a performance sempre foi um dos objectivos da marca. A Lambretta B 125cc Sport é um exemplo disso, que ganhou fama nos primórdios dos Campeonatos de Velocidade Italianos. Entre 1950 e 1953, a Lambretta chegou mesmo a competir no Campeonato do Mundo de 250cc com uma inovadora V-twin Lambretta 250 Racer GP.
As vozes já se fazem ouvir, alguns dizem que a Lambretta nunca teve vocação para a competição, que exemplo disso foi a 250 GP Racer que foi um fracasso na altura e por isso é que o projecto foi cancelado, outros dizem que a única ligação que existe entre a Lambretta e as motos que vão correr no mundial do próximo ano resume-se ao patrocínio, pois as mesmas motos o ano passado eram denominadas Loncin e que os motores eram feitos pela Aprilia.
Uma coisa é certa, se o que a Lambretta pretendia quando decidiu apostar no Mundial de Velocidade de 2010 era publicidade, para já está a conseguir ganhar a aposta.
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