27 de janeiro de 2010
2009 Toyota Motocross Bike Concept
JGR/Toyota Motocross Bike Concept
Parceiros:
Toyota Motor Sales, U.S.A.
Joe Gibbs Racing Motocross Group
Joe Gibbs Racing NASCAR Group
Yamaha Motor Corporation
A Joe Gibbs Racing Motocross/Toyota (JGRMX/Toyota) Concept Bike foi um projecto desenvolvido especialmente para o SEMA show de 2009.
A JGRMX e a Toyota , em conjunto com a equipa de NASCAR Joe Gibbs Racing Toyota, uniram-se para tornar o projecto da moto de motocross uma realidade. No desenvolvimento e construção do projecto foram contabilizadas mais de 100 horas de mão de obra, e a moto recebeu modificações e acessórios fornecidos por 17 fornecedores para criar uma máquina verdadeiramente única.
O JGRMX/Toyota Concept Bike demonstra o quão longe a personalização pode ser levada, quando se combina um conceito de estilo criativo com o mais recentes acessórios para MX, e alguns técnicos dedicados e talentosos.
O projecto teve como base de trabalho uma Yamaha YZ450F de 2009 que teve o seu quadro especialmente aligeirado e polido, e os plásticos substituídos por fibra de carbono. Titânio e outros metais exóticos foram usados para reduzir peso e proporcionar uma aparência exótica.
A Cycra Racing forneceu os pára-lamas dianteiro e traseiro, e a placa de número. A Lightspeed Performance Products, para dar continuidade à utilização do carbono, forneceu o guia de corrente, a tampa da bomba de travão traseira e as protecções das baínhas. Os gráficos e a capa do Banco são realizados pela N-Style.
O motor da YZ450F foi modificado, tendo as posição das suas vávulas sido invertida através de um kit da Xceldyne. Outra alteração efectuada a nível de admissão, foi a utilização de um sistema de ar forçado através de uma ventoínha.
A biela, o êmbolo e os segmentos originais foram trocados por um conjunto da Carillo.
O resto das modificações a nível de motor contemplam filtro de ar e de óleo da Filtron, sistema de escape completo FMF Racing com ponteira em carbono e conjunto de embreagem completo Hinson (cesta, discos e molas) com a tampa personalizada com o logo da Toyota.
Foi feito um braço oscilante de propósito para esta moto com a palavra Toyota maquinada nas laterais. De forma a optimizar o funcionamento do amortecedor traseiro, o reservatório foi modificado de forma a que o mais afastado possível do calor libertado do escape. As manetes são provenientes da ARC levers, os cabos da Motion Pro e o pedais da Hammerhead. Os discos de travão são peças únicas com o logotipo da Toyota recortado no metal. As jantes são Spinergy e o pinhão, cremalheira, punhos e volante Renthal.
Para dar um toque final de "High-Tech" ao conjunto foi utilizado um sistema de aquisição de dados da Pi Research, que permite fornecer informações em tempo real sobre o curso da suspensão, temperatura do motor e velocidade do veículo.
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