17 de janeiro de 2010

2008 Volvo Hot Rod Jakob



Realizado por Lief Tufvesson, um ex-empregado da Volvo, este Hot Rod é inspirado no Volvo OV4 de 1927 e foi apresentado em 2008 no museu da Volvo em Göteborg. Este projecto tive início em 2005 e foi desenvolvido pela empresa de Lief Tufvesson, a Caresto Automotive.

Tufvesson e a Caresto são reconhecidos pelas transformações e criações realizadas com base em modelos e peças da Volvo. As suas mais conhecidas criações são o T6 Roadster e o V8 Speedster, que nas edições do SEMA em que estiveram presentes foram bastante elogiados e recolheram opiniões muito favoráveis.

O "novo" Jakob é propulsionado por um motor Volvo de cinco cilindros em linha T5, com turbo-compressor que desenvolve cerca de 265 cv de potência com 370 Nm de torque. Apesar de o motor ter menos cilindros do que é habitual encontrármos em um Hot Rod, o Jakob não tem dificuldades em atingir performances semelhantes, graças ao baixo peso da carroçaria em alumínio e ao chassis em carbono. Estes dois componentes foram desenvolvidos e projectados de forma a que todos as peças da suspensão e escape ficassem ocultas.

Como é hábito da Caresto, o Hot Rod Jakob incorpora alguns elementos de modelos da Volvo, como é o caso do volante de um P-1800 ou a caixa de cinco velocidades de um 960.


ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Chassis: Totalmente em fibra de carbono, com excepção do sub-chassis de apoio do motor que é em aço.

Suspensão da frente: Eixo com a caixa de direcção no integrada no interior, com amortecedores coil-over a gás, totalmente ocultos no interior da carroçaria.

Suspensão traseira: Do tipo Wishbone, com amortecedores coil-over a gás, totalmente ocultos no interior da carroçaria.

Carroçaria:Artesanal, feita a partir de chapas de alumínio com todo o trabalho da carroçaria ter siso batido á mão.

Cor: Azul escuro muito semelhante ao original do Volvo Jakob de 1927. O nome e o código da cor original perdeu-se ao longo dos anos.

Interior: Estofos em pele castanha com costuras feitas à mão.

Motor: Volvo T5, 5 cilindros turbo. Potência: 265 cv. Torque: 370 Nm.

Caixa de Velocidades: M90 (Volvo 960), manual de 5 relações.

Travões: Discos perimetrais nas 4 rodas, com diâmetro de 450 mm na frente e 515 mm a trás. Duas pinças de 4 êmbolos cada em cada disco.

Rodas da Frente: Jantes AEZ forjadas 8x19", Pneus Pirelli Scorpion special 225/55/19.

Rodas da Trás: Jantes AEZ forjadas 10x22", Pneus Pirelli Scorpion special 295/40/22.






Sem comentários: